
Na educação fisica o esporte aparece com maior amplitude, levando em consideração que o esporte é competitivo; Segundo Soler, 2006, A educação fisca tem uma relação muito forte com a competição por causa do esporte ,já os jogos são um dos elementos mais utilizados, porem se ministrado de uma forma competitiva ele pode acabar excluindo alunos.Quando aplicados a partir do cooperativismo são um escape dessa realidade assim nos desvencilhando da competitividade do mundo em que vivemos.
"A sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição o único caminho"
O uso de jogos cooperativos na pratica pedagogica, possui beneficios coletivos, e individuais; Para o coletivo trabalha o grupo, assim expandindo relações amistosas levando à relfexão ,e rompendo os muros das escolas levando a uma mudança social, intervindo na realidade, fora do ambito escolar.
Como tambem trabalha no individual de cada aluno, sua inclusão ao grupo, o prazer de fazer parte de um grupo auto-estima, confiança, respeito mútuo comunicação, entusiasmo, e suas relações sociais e participação mais efetiva.
"Os jogos cooperativos são formas de compatilhar, e unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos ,tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso .Eles reforçam a confiança pessoal e intrapessoal ,uma vez que ganhar e perder são apenas referencias do aperfeiçoamento de todos". cooperativos.
Os jogos cooperativos são dinamicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possivel e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios experiências cooperativas.(Barreto apund Soler, 2003 pg,
Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como ,a ajuda mutua, integração ,inclusão respeito ao companheiro,visão do grupo como um todo visando a valorização do coletivo.
Os jogos cooperativos são dinamicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possivel e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios experiências cooperativas.(Barreto apund Soler, 2003 pg, 21
Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como ,a ajuda mutua, integração ,inclusão respeito ao companheiro,visão do grupo como um todo visando a valorização do coletivo.
O termo fair-play se faz presente nos jogos cooperativos .
Fair-play significa jogo limpo,a busca da ética e moralno desporto. O cooperativismo é uma forma de jogo limpo, pois não há a necessidade de trapacear, todos estão juntos buscando o mesmo objetivo a integração,interação ,inclusão e diversão.
Vloet ,(2006) entende fair-play como, não apenas uma pratica desportiva com honestidade como tambem valores como saúde e a integração social.Contudo a maior finalidade do fair-play não é o desporto como instrumento para promoção de valores ,mas antes alcançar uma pratica desportiva moderadamente sã.
Segue abaixo as tabelas de Brotto sobre as situações que caracterizam a omissão , competição e cooperação e que servem como analise das atividades...