sexta-feira, 4 de junho de 2010

GINÀSTICA


ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A prática só voltou a ser retomada - com ênfase desportiva e militar - no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força - e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida.

A ginástica é a ciência racional de nossos movimentos, de suas relações com nossos sentidos, inteligência, sentimentos e costumes, e o completo desenvolvimento.É a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim prático.

surgimento e evolução:

Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Mais tarde, na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo e na arte de atirar com o arco, além de figurar nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral.


O exercício tanto torna o homem saudável como sábio e justo (...) quanto maior sua atividade física, maior sua aprendizagem

EXISTE VARIOS TIPO DE GINASTICA...

Ginástica acrobática:é, em comparação a ginástica artística e rítmica, uma nova modalidade que atende pela sigla FIG - e tem como principais características a execução de exercícios que exigem força, agilidade e equilíbrio.

Ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.

ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica,[1] é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc

Ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou Ginástica Rítmica Desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de ballet e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontra competições individuais ou em conjunto. Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75, para as provas individuais, e 150 segundos, para as provas coletivas.

Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos em um trampolim. Enquanto modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.

inástica Cerebral nasceu da necessidade de se manter o cérebro constantemente em exercício.

Sua importância deve-se ao fato de que para que todo o trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, seja fundamental que o cérebro esteja com todas as suas sinapses devidamente desimpedidas, ativas, em forma e aptas a serem utilizadas. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões, com maior precisão, eficácia e agilidad

Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho (donde o qualificativo laboral), com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um especialista no assunto ou por alguém (do grupo) por esse especialista treinado (que pode ser um fisioterapeuta ou educador físico).

idroginástica é um exercício aeróbico feito nas águas. A Hidroginástica melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de queimar muitas calorias - em média 400 Calorias em 1 hora.

lazer



MEU MOMENTO LAZER (LUDICO)


Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais...

(Dumazedier, 1976, apud Oleias)

VENDO ASSIM O LAZER PODE TAMBEM DEFINIR COMO UMA FORMA DE VOCÊ ULTILIZA SEU TEMPO DEDICANDO-SE A UMA ATIVIDADE QUE VOÇÊ GOSTE DE FAZER.
O QUE NAO SIGNIFICA QUE SEJA SEMPRE UMA MESMA ATIVIDADE.

Tipos de Lazer



* Lazer Noturno: se trata de todo o lazer associado a noite e atividades em que elas se desenrolam, bares, discotecas, e outros lugares em que a música e a bebida são os pilares centrais.
* Lazer espetáculo: todo lazer relacionado com os espetáculos, entre os que podemos distinguir os culturais (teatro, ópera, cinema) e os desportivos.
* Lazer esportivo: se refere a prática de algum esporte.
* Lazer alternativo: o lazer alternativo tem duas vertentes, uma que se refere ao lazer alternativo noturno, que na maioria dos casos é dirigido a jovens desde los ayuntamientos o los gobiernos provinciales, para proporcionar una alternativa más sana a sus salidas nocturnas. Enquanto que um novo ramo do lazer alternativo, se refere a um tipo de lazer não convencional, no esportivo e no de espetáculo na que o participante é ator principal de seu lazer. Este tipo de lazer também é conhecido como lazer experiencial.

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

* Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
* Lazer passivo: Lazer em que o participante é únicamente receptor de estímulos

AH TODO MOMENTO QUE VC ESTA FAZENDO ALGO QUE GOSTA, NAO IMPORTA O QUE, MAIS QUE SEJA ALGO POR LIVRE VONTADE SEM HORA DETERMINADA ,SEM COBRAÇA DE ALGO,ISSO JÀ É UM LAZER.


( lazer tem que ter ingualdade entre as pessoas )



* Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
* Lazer passivo: Lazer em que o participante é únicamente receptor de estímulos

APRENDEMOS MUITAS COISA COM O LAZER...
* Aprender a conhecer e a pensar
* Aprender a fazer
* Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros
* Aprender a ser

Quando falamos de lazer, nao é so um lazer esportivo,brincar,jogar bola em fim mais fazer aquilo que vc gosta sem tempo determinado ,e sem ter a cobrança obrigaçao .O lazer tem varias forma que seja ler um livro,limpa uma casa ,jogar video game... em fim des que vc gosta de esta fazendo e seja prazeroso no momento de lazer.

citaçôes

CAMARGO, Luis Otávio de Lima.

Huizinga.

DANÇA...



A história da dança ciênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

A dança como um contínuo da Educação Física, expressão da corporeidade e considerando o movimento um meio para se visualizar a corporeidade dos nossos alunos, a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento humano e, através de diversificações e complexidades, o professor possa contribuir para a formação de estruturas corporais mais complexas. O educador físico se utiliza da dança mas no aspecto biológico que é sua área de atuação.


Classificação e gêneros


Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.

* Quanto ao modo de dançar:
o dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado);
o dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc);
o dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado).

* Quanto a origem:
o dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc);
o dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
o dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
o dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).

* Quanto a finalidade:
o dança erótica (ex.: can can, striptease, pole dancing);
o dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado);
o dança social (ex.: dança de salão, axé);
o dança religiosa/dança profética (ex.: dança sufi)



DANÇA REPRESENTA...

FORMA DE EXPRESSÂO
CULTURA
ARTE
FORMAS RITIMADOS
UNIVERSAL
AUTO RENDIMENTO -TECNICA
MOVIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
EXPRESSÂO CORPORAL