sábado, 12 de junho de 2010

Cultura corporal



Segundo Geertz (1989), é por meio desse mecanismo chamado cultura que o homem adquiriu a capacidade de ser o construtor de sua própria história, desde a utilização de ferramentas, passando pelo convívio social, pela linguagem chegando a outras formas mais complexas de significar o fazer humano. O autor demonstra com isto, como o convívio entre povos foi tecendo uma teia de significados que foram ganhando densidade ao longo da história da humanidade, significados estes que, por sua vez, estão em constante processo de re-significação.

O conceito de cultura proposto por Geertz (1989, p.15) tem forte influência das idéias de Max Weber. Uma vez que para este “o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu”. Geertz (1989) ao balizar-se neste conceito, afirma que para entender o que é cultura, e como ela influencia as ações de um determinado grupo, é preciso identificar e perceber como as pessoas são, como se relacionam, como agem e interagem, é, portanto, ir além do visível, é mergulhar, de fato, no significado das ações desenvolvidas pelos indivíduos em suas sociedades.

Percebe-se a partir dessa visão, que mais do que uma decorrência biológica, a questão cultural é essencial para o desenvolvimento humano, pois os aspectos culturais ultrapassam fronteiras e necessitam ser decifrados como teias de significados que obtêm sentidos próprios. Ainda nessa linha de raciocínio, devemos lembrar que o ser humano não é visto, na perspectiva de Geertz, de forma “estratigráfica”, na qual as relações entre os fatores biológico, psicológico social e cultural da vida humana estariam compostos de níveis superpostos aos inferiores e reforçando os que estão acima dele. Pelo contrário, o autor propõe uma visão sintética, na qual todas as relações entre os itens apontados acima estão em constante sintonia, não sendo possível analisar um sem a influência do outro.

É essa compreensão da necessidade de uma construção própria para as ações humanas e a relação delas com a vida cotidiana das pessoas que pauta as reflexões contidas neste texto em relação à Educação Física. O entendimento dado a ele é o de que as aulas de Educação Física são realizadas em situações específicas com significados próprios a cada grupo que dela tem acesso. Neste sentido, a noção de construção cultural é fundamental para a compreensão de como devem ser desenvolvidas as aulas, o que reforça a importância de se discutir qual a influência que os aspectos culturais têm sobre elas.

Obviamente que se o corpo passa a ser compreendido no que diz respeito ao seu “desenvolvimento”, numa perspectiva cultural, poderemos inferir como Daolio (1998), que a cultura deve ser entendida como um dos principais conceitos para a Educação Física. Entretanto, o autor acrescenta que quando se assume essa postura, ou seja, de que a Educação Física deve ter uma atuação eminentemente cultural, “[...] há que se considerar, primeiro, a história, a origem e o local daquele grupo específico e, depois, suas representações sociais, emolduradas pelas suas necessidades, seus valores e seus interesses” (DAOLIO, 2001, p.35).



"No corpo humando, há uma interação dinâmica tal entre o biológico e o cultural que não é possivel encontrar o lonite claro entre os dois níveis".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003

"O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, por meio do corpo, vai assimilando e se apropriando de valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003



A cultura corporal e o pensamento social brasileiro têm paradigmas pertinentes. Ambos
se norteiam nas particularidades da sociedade e nos acontecimentos históricos e
contemporâneos. Este ensaio reflete sobre estes acontecimentos (espontâneos na
maioria dos casos) através da ótica da cultura brasileira, especialmente da cultura
corporal.

Referências Bibliográficas...


João Paulo Subirá Medina .

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol.

Geertz...

Citações

"O jogo possui funções, importantes na formação do ser humano".

"Torna a pessoa mais livre: dentro de um jogo existem infinitas escolhas, permitindo a pessoa que joga estruturar-se frente a dificuldades".

"Induz a novas experimentações: premie aprender através de erros e acertos. Pois sempre se pode recomeçar de um jogo novo".

"Reforça a convivência: do alto grau de liberdade que o jogo permite, faz com que as relações fiquem mais saudáveis, e dependendo da orientação que o jogo trazm pode modificar o relacionamento interpessoal".

Soler, Reinaldo-Educação Física Escolar, Pag.52, 2003.

"O homem moderno cada vez mais se afasta de seu corpo, e quanto mais quieto estiver acredita que não será notado".

Soler, Reinaldo-Educação Física Escolar, Pag.149, 2003.

"Exercitar o corpo na ação principal de educação física, com o desenvolvimento de habilidades motoras, qualidades físicas, psiquicase morais, solicitando força, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação ritmo, disciplina, camaradagem, criatividade, etc.- e preocupar-se em ensinar como, por que, quando, para que, para que isto ocorre. Ou seja, unir o trabalho físico imediato e progressivoco ensino metodologicamente organizado dos conteúdos".

Pereira, Flavio-dialética da Educação Física, Pag. 116, 1988.

"Conhecer o próprio corpo pode ser o principio de todo o conhecimento que alguém pode ter, pois entendemos que conhecer o próprio corpo é conhecer-se a se mesmo".

Darido, Suraya. Rangel, Irene-Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica Pag.140, 2005.

"Quando nos permitimos ser movidos pela determinação de uma força interior, tranformamos os limites de ordem física e vital, ultrapassando-os num projeto exitêncial que vincula o homem a seu mundo. Nessa Dimensão, o corpo pode ser comparado a uma obra de arte, na medida em que nos é possivel ver presença e contato na experiência artística".

Brito Carmen Lucia - Consiência Corporal- Repensando a Educação Física, 1996, Pag.15

"A Educação do "Físico" isolado não é possivel; e o termo educação Física Significa educação por meio de experiência que envolvem não apenas atividades e movimentos, mas também componentes emocionais, comportamentais e intelectuais, e a educação moderna são uma parte do processo de educação e deve ser julgado por seu impactono homem inteiro e não somente em algumas de suas partes. A Educação Física procura dar assistência a totalidade vital".

Obertuffer, D Vlr Ich - Princípios da Educação Física 1977, Apud, Brito, Carmen Lucia, 1996, Pag.149

"Existe um falso pressuposto de que os jogos e brincadeiras infantis só se aplicam a crianças na educação infantil, o que não é verdade, embora alguns cuidados devem ser tomados".

Darido, Suraya. Rangel, Irene-Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica Pag.140, 2005.

"Antes de mais nada, o jogo é uma atividade voluntária, sujeito a ordens, deixa de ser jogo, podendo no máximo ser uma imitação forçada".

Huizinga, Johan-Homo Ludens, 1996, Pag.10

"Ao jogar não apenas representamos simbolicamente a vida vamos além, quando jogamos estamos praticando, dereta e profundamente, um exercício de coexistência e de re-conexão com essência da vida".

Brotto, 1999, Apud Soler, Reinado - Educação Física Escolar, Pag.49, 2003

"No corpo humando, há uma interação dinâmica tal entre o biológico e o cultural que não é possivel encontrar o lonite claro entre os dois níveis".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003

"O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, por meio do corpo, vai assimilando e se apropriando de valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003