"O jogo possui funções, importantes na formação do ser humano".
"Torna a pessoa mais livre: dentro de um jogo existem infinitas escolhas, permitindo a pessoa que joga estruturar-se frente a dificuldades".
"Induz a novas experimentações: premie aprender através de erros e acertos. Pois sempre se pode recomeçar de um jogo novo".
"Reforça a convivência: do alto grau de liberdade que o jogo permite, faz com que as relações fiquem mais saudáveis, e dependendo da orientação que o jogo trazm pode modificar o relacionamento interpessoal".
Soler, Reinaldo-Educação Física Escolar, Pag.52, 2003.
"O homem moderno cada vez mais se afasta de seu corpo, e quanto mais quieto estiver acredita que não será notado".
Soler, Reinaldo-Educação Física Escolar, Pag.149, 2003.
"Exercitar o corpo na ação principal de educação física, com o desenvolvimento de habilidades motoras, qualidades físicas, psiquicase morais, solicitando força, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação ritmo, disciplina, camaradagem, criatividade, etc.- e preocupar-se em ensinar como, por que, quando, para que, para que isto ocorre. Ou seja, unir o trabalho físico imediato e progressivoco ensino metodologicamente organizado dos conteúdos".
Pereira, Flavio-dialética da Educação Física, Pag. 116, 1988.
"Conhecer o próprio corpo pode ser o principio de todo o conhecimento que alguém pode ter, pois entendemos que conhecer o próprio corpo é conhecer-se a se mesmo".
Darido, Suraya. Rangel, Irene-Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica Pag.140, 2005.
"Quando nos permitimos ser movidos pela determinação de uma força interior, tranformamos os limites de ordem física e vital, ultrapassando-os num projeto exitêncial que vincula o homem a seu mundo. Nessa Dimensão, o corpo pode ser comparado a uma obra de arte, na medida em que nos é possivel ver presença e contato na experiência artística".
Brito Carmen Lucia - Consiência Corporal- Repensando a Educação Física, 1996, Pag.15
"A Educação do "Físico" isolado não é possivel; e o termo educação Física Significa educação por meio de experiência que envolvem não apenas atividades e movimentos, mas também componentes emocionais, comportamentais e intelectuais, e a educação moderna são uma parte do processo de educação e deve ser julgado por seu impactono homem inteiro e não somente em algumas de suas partes. A Educação Física procura dar assistência a totalidade vital".
Obertuffer, D Vlr Ich - Princípios da Educação Física 1977, Apud, Brito, Carmen Lucia, 1996, Pag.149
"Existe um falso pressuposto de que os jogos e brincadeiras infantis só se aplicam a crianças na educação infantil, o que não é verdade, embora alguns cuidados devem ser tomados".
Darido, Suraya. Rangel, Irene-Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica Pag.140, 2005.
"Antes de mais nada, o jogo é uma atividade voluntária, sujeito a ordens, deixa de ser jogo, podendo no máximo ser uma imitação forçada".
Huizinga, Johan-Homo Ludens, 1996, Pag.10
"Ao jogar não apenas representamos simbolicamente a vida vamos além, quando jogamos estamos praticando, dereta e profundamente, um exercício de coexistência e de re-conexão com essência da vida".
Brotto, 1999, Apud Soler, Reinado - Educação Física Escolar, Pag.49, 2003
"No corpo humando, há uma interação dinâmica tal entre o biológico e o cultural que não é possivel encontrar o lonite claro entre os dois níveis".
Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003
"O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, por meio do corpo, vai assimilando e se apropriando de valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação".
Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003
sábado, 12 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário