domingo, 13 de junho de 2010

Prova final

Na arte , posso refletir (corpo , corporidade,complexidade) relacionando isso vejo , vários tipos de corpos , culturas ,entre eles . Cada Individuo está utilizando a modificação da expressão corporal e sua escolha para serem inseridos individualmente sua identidade pessoal .(No corpo humano,há uma interaçao dinâmica tal entre o biológico e cutural que vc naõ é possível encontra o limite claro entre os dois níveis(DAOLIO)Vendo assim , nós não precisamos as vezes , falar da necessidades que sentimos ou que passamos no nosso cotidiano porque o corpo fala . Inclusive de si mesmo .É o corpo que está envolvido no processo de compreender , de recordar e de sociabilizar-se com outros corpos .sobretudo o corpo é objeto histórico de cada sociedade,como afirma Certeau ( citado por SANT'ANNA, 1995) tem seu corpo , assim como cada sociedade tem sua língua , e , assim como a língua , " o corpo está submetido à gestão social tanto quanto ele a constitui e a ultrapassa ".Enfim , o corpo é construção cultural. juntos cada um com a sua tribo .Pra falar de cultura nessa arte .Todo mundo tem sua expressão
cultural mais vezes não mostra , visualizando tambem ,vejo vários tipos de expressões e uma delas é o sentimento ; O sentimento dá para refletir várias temáticas como tensão , vergonha , insegurança / segurança , alegria, confiança e nisso engloba a realidade o preconceito .Podemos ver Atitudinal *Aprendizagem de valores , atitudes gerais , com responsabilidade , solidariedade , respeito , cooperação , sociabilidade disciplina organização dos colegas sem discriminação ao companheiro . Legal também que nesta imagem ,ver o momento: (Lúdico e lazer ) que tem como objetivo produzir prazer quando que ou seja, divertir, brincadeira menos consistentes e mais livres de regras ou normas; são atividades que não visam a competição como objetivo principal, e mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa; tendo tambem motivação para atingir os objetivos.O lazer tambem definir como uma forma de você ultilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, no jogo vejo uma enorme voltade de mostra a honra de sua especie sua origem ,da raça e cultura(huzinga).
Em seu patrimonio podemos definir nesta imagem a sinteze de pessoas unidas que por sua cultura fez quebrar o paradgma entre negros e brancos , E não teve um ato de Guerra e luta ,A caracteristica demonstra por sua cultura e por finalidade as condiçoes adversas de sociabilizar as pessoas.A luta na imagem foi quebrar pelo preconceito entre as pessoas.Teve também um ato de cooperação entre corpo humano e animal dando o respeito por suas classificações entre pessoas, crianças e animais.
Nesta imagem revela que as ciências esta na genética humana, dizendo que:Em seus artefatos não se definem só em mecanismo mais sim, em seres humanos como genéticas dos seus antepassados.
Assim foi as reflexcões que eu pude visualizar nesta imagem ,que os artistas ilustraram no grafite.
O grafite teve a funçaõ de demarcação de território,iniciando e a parti de canpanhas politicas como grande apelo militarista durante a revoluçaõ.

Citações

Segundo bBcherlard : " A ciência se opõe absolutamente a opnião (1972:14) .Em ciencia nada é dado tudu se constroi.O "senso comum " O " Conhecimento vulgar " a " sociologia espontânea , para que se torne possivel o conhecimento cientifico .A ciencia constroi-se contra a senso comum , e para isso dispõe de três atos epsistemológicos fundamentais : a ruptura , a construção e a constatação são essências a qualquer práticas cientifica.


“Conhecer o próprio corpo pode ser o principio de todo o conhecimento que alguém pode ter, pois entendemos que conhecer o próprio corpo é conhecer-se a si mesmo”Darido, Suraya/ Rangel, Irene - Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica pg.140, 2005.

"A sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição o único caminho".( Correia, 2006 )

Referências Bibliográficas:

SANT'ANNA, 1995.

huzinga,Homo Ludens.

Correia, 2006 .

Darido, Suraya/ Rangel, Irene - Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica pg.140, 2005

DAOLIO
Arte grafite de uma dupla de irmãos ...




Os Gêmeos são uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.

sábado, 12 de junho de 2010

Cultura corporal



Segundo Geertz (1989), é por meio desse mecanismo chamado cultura que o homem adquiriu a capacidade de ser o construtor de sua própria história, desde a utilização de ferramentas, passando pelo convívio social, pela linguagem chegando a outras formas mais complexas de significar o fazer humano. O autor demonstra com isto, como o convívio entre povos foi tecendo uma teia de significados que foram ganhando densidade ao longo da história da humanidade, significados estes que, por sua vez, estão em constante processo de re-significação.

O conceito de cultura proposto por Geertz (1989, p.15) tem forte influência das idéias de Max Weber. Uma vez que para este “o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu”. Geertz (1989) ao balizar-se neste conceito, afirma que para entender o que é cultura, e como ela influencia as ações de um determinado grupo, é preciso identificar e perceber como as pessoas são, como se relacionam, como agem e interagem, é, portanto, ir além do visível, é mergulhar, de fato, no significado das ações desenvolvidas pelos indivíduos em suas sociedades.

Percebe-se a partir dessa visão, que mais do que uma decorrência biológica, a questão cultural é essencial para o desenvolvimento humano, pois os aspectos culturais ultrapassam fronteiras e necessitam ser decifrados como teias de significados que obtêm sentidos próprios. Ainda nessa linha de raciocínio, devemos lembrar que o ser humano não é visto, na perspectiva de Geertz, de forma “estratigráfica”, na qual as relações entre os fatores biológico, psicológico social e cultural da vida humana estariam compostos de níveis superpostos aos inferiores e reforçando os que estão acima dele. Pelo contrário, o autor propõe uma visão sintética, na qual todas as relações entre os itens apontados acima estão em constante sintonia, não sendo possível analisar um sem a influência do outro.

É essa compreensão da necessidade de uma construção própria para as ações humanas e a relação delas com a vida cotidiana das pessoas que pauta as reflexões contidas neste texto em relação à Educação Física. O entendimento dado a ele é o de que as aulas de Educação Física são realizadas em situações específicas com significados próprios a cada grupo que dela tem acesso. Neste sentido, a noção de construção cultural é fundamental para a compreensão de como devem ser desenvolvidas as aulas, o que reforça a importância de se discutir qual a influência que os aspectos culturais têm sobre elas.

Obviamente que se o corpo passa a ser compreendido no que diz respeito ao seu “desenvolvimento”, numa perspectiva cultural, poderemos inferir como Daolio (1998), que a cultura deve ser entendida como um dos principais conceitos para a Educação Física. Entretanto, o autor acrescenta que quando se assume essa postura, ou seja, de que a Educação Física deve ter uma atuação eminentemente cultural, “[...] há que se considerar, primeiro, a história, a origem e o local daquele grupo específico e, depois, suas representações sociais, emolduradas pelas suas necessidades, seus valores e seus interesses” (DAOLIO, 2001, p.35).



"No corpo humando, há uma interação dinâmica tal entre o biológico e o cultural que não é possivel encontrar o lonite claro entre os dois níveis".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003

"O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, por meio do corpo, vai assimilando e se apropriando de valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003



A cultura corporal e o pensamento social brasileiro têm paradigmas pertinentes. Ambos
se norteiam nas particularidades da sociedade e nos acontecimentos históricos e
contemporâneos. Este ensaio reflete sobre estes acontecimentos (espontâneos na
maioria dos casos) através da ótica da cultura brasileira, especialmente da cultura
corporal.

Referências Bibliográficas...


João Paulo Subirá Medina .

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol.

Geertz...

Citações

"O jogo possui funções, importantes na formação do ser humano".

"Torna a pessoa mais livre: dentro de um jogo existem infinitas escolhas, permitindo a pessoa que joga estruturar-se frente a dificuldades".

"Induz a novas experimentações: premie aprender através de erros e acertos. Pois sempre se pode recomeçar de um jogo novo".

"Reforça a convivência: do alto grau de liberdade que o jogo permite, faz com que as relações fiquem mais saudáveis, e dependendo da orientação que o jogo trazm pode modificar o relacionamento interpessoal".

Soler, Reinaldo-Educação Física Escolar, Pag.52, 2003.

"O homem moderno cada vez mais se afasta de seu corpo, e quanto mais quieto estiver acredita que não será notado".

Soler, Reinaldo-Educação Física Escolar, Pag.149, 2003.

"Exercitar o corpo na ação principal de educação física, com o desenvolvimento de habilidades motoras, qualidades físicas, psiquicase morais, solicitando força, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação ritmo, disciplina, camaradagem, criatividade, etc.- e preocupar-se em ensinar como, por que, quando, para que, para que isto ocorre. Ou seja, unir o trabalho físico imediato e progressivoco ensino metodologicamente organizado dos conteúdos".

Pereira, Flavio-dialética da Educação Física, Pag. 116, 1988.

"Conhecer o próprio corpo pode ser o principio de todo o conhecimento que alguém pode ter, pois entendemos que conhecer o próprio corpo é conhecer-se a se mesmo".

Darido, Suraya. Rangel, Irene-Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica Pag.140, 2005.

"Quando nos permitimos ser movidos pela determinação de uma força interior, tranformamos os limites de ordem física e vital, ultrapassando-os num projeto exitêncial que vincula o homem a seu mundo. Nessa Dimensão, o corpo pode ser comparado a uma obra de arte, na medida em que nos é possivel ver presença e contato na experiência artística".

Brito Carmen Lucia - Consiência Corporal- Repensando a Educação Física, 1996, Pag.15

"A Educação do "Físico" isolado não é possivel; e o termo educação Física Significa educação por meio de experiência que envolvem não apenas atividades e movimentos, mas também componentes emocionais, comportamentais e intelectuais, e a educação moderna são uma parte do processo de educação e deve ser julgado por seu impactono homem inteiro e não somente em algumas de suas partes. A Educação Física procura dar assistência a totalidade vital".

Obertuffer, D Vlr Ich - Princípios da Educação Física 1977, Apud, Brito, Carmen Lucia, 1996, Pag.149

"Existe um falso pressuposto de que os jogos e brincadeiras infantis só se aplicam a crianças na educação infantil, o que não é verdade, embora alguns cuidados devem ser tomados".

Darido, Suraya. Rangel, Irene-Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica Pag.140, 2005.

"Antes de mais nada, o jogo é uma atividade voluntária, sujeito a ordens, deixa de ser jogo, podendo no máximo ser uma imitação forçada".

Huizinga, Johan-Homo Ludens, 1996, Pag.10

"Ao jogar não apenas representamos simbolicamente a vida vamos além, quando jogamos estamos praticando, dereta e profundamente, um exercício de coexistência e de re-conexão com essência da vida".

Brotto, 1999, Apud Soler, Reinado - Educação Física Escolar, Pag.49, 2003

"No corpo humando, há uma interação dinâmica tal entre o biológico e o cultural que não é possivel encontrar o lonite claro entre os dois níveis".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003

"O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, por meio do corpo, vai assimilando e se apropriando de valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação".

Daolio, Jocimar - Cultural - Educação Física e Futebol, Pag.35 2º Edição. 2003

quarta-feira, 9 de junho de 2010

LE Parkour




Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma disciplina onde os praticantes - conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino - usam seu corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, porém o parkour NÃO É UM ESPORTE DE PULAR PRÉDIOS. Ele consiste em um homem correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo, mas, ele não é só isso, além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural possível usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo. Vale a pena ressaltar que você treina o Parkour para você mesmo, você não faz movimentos para impressionar outras pessoas, até por que, isso pode resultar em sérias quedas.

Parkour (as vezes abreviado comoPK) (Português: arte do deslocamento) é geralmente atividade urbana de origem
Francesa, o objetivo é mover do ponto A para o ponto B da maneira mais
rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo

humano.[2][3] Desse modo, o parkour ajuda a superar obstáculos que poderão ser qualquer coisa no ambiente circundante — desde ramo de árvores e pedras até grades e paredes de concreto — possibilitando ser praticado na área rural e urbana. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceurs e
mulheres como traceuses.[4] Visão geral O fenômeno cultural parkour é um atividade difícil de ser categorizada. Não é um esporte radical,[5] mas uma arte ou disciplina[6] que assemelha- se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle,
o espírito no parkour é guiado em partes pela noção de "escapar" e
"chegar", isto é: ter raciocínio rápido com destreza para escapar de

situações difíceis.[7] Porventura, havendo uma confrontação hostil com uma pessoa, você terá que conversar, lutar ou esquivar. Como as artes
marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de
treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os
praticantes freqüentemente colocam-a em sua própria categoria: "parkour é
parkour".

Uma importante característica nesta arte, está em sua eficiência. Um
praticantes não só move-se o mais rápido que ele pode, mas de maneira em
que irá gastar menos energia evitando ferimentos a curto e longo prazo







As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo methode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert durante o vigésimo centenário.[10] Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert
criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi
iniciado no treinamento militar e methode naturelle por seu pai, Raymond
Belle — um soldado Francês que praticava as duas disciplinas. David
Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e
ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática
na vida.

NO BRASIL


A história do parkour no Brasil tem seu início no começo de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília
começaram a se aventurar nessa prática de origem francesa, e estudar sua filosofia. Em São Paulo traceurs
conhecidos começavam a imitar os videos de David Belle vistos na internet. Em Brasilia outros traceurs
tambem se iniciavam na pratica. Nesta época surgiram Blogs e Sites sobre a pratica do Parkour mais a prática
se intensificou somente após a a Criação da Associação Brasileira de Parkour (ABPK - sem registro oficial) que
ajudou a organizar eventos e a ensinar o real conceito da pratica na Internet. Ambos estados começavam quase
que no mesmo período a estudar e a praticar o que então parecia um esporte radical, porem praticado com
disciplina e responsabilidade não possui grandes perigos

Praticando Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento
corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo
que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem. Qualidades que favorecem o bem
estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Umtraceur outraceuse é
potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade,
destreza, força, raciocino rápido e observação


Equipamentos Parkour oferece grande liberdade e custo minímo para ser praticado, sendo recomendado os seguintes acessórios[12]: Calça leve
Camiseta leve
Tênis esportivo

Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais — possibilitando ser praticado com luvas ou até descalço e seminu.

Escritores da Liberdade








O filme Escritores da Liberdade aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. que entra como novata em uma instituição de ensino médio a fim de lecionar e Literatura para uma turma de adolescentes considerados pessoas envolvidos com gangues.
Chegou a escola uma professora que tinha tudo que eles precisavam para viver de verdade
A novata professora lutava contra tudo e contra todos para dar uma luz para quem já estava apagado de uma forma enfrenta uma sala de aula que é uma forma de se relacionar entre eles mas estava difícil




Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares.



Todos os dias quando entro na sala de aula era sempre complicado para se relacionar com os alunos , não tinha cooperação entre eles , sempre eles faziam suas próprias regras e também tinham racismo de cada um de suas culturas de cada pessoa .
Ao decorrer do tempo com tanta luta a professora estava conseguindo mostrar para alguns que eles podiam fazer diferença na escola e na sociedade sem brigas , sem conflitos com bastante cooperação entre eles .
Uma forma de estratégia foi muito bem colocada com o diário dos alunos dali que começou a ver cada aluno o que ele sentiam necessitavam e qual era a forma melhor de ajudalos
Com o passar do tempo, os alunos vão se aprimorandos em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas.

Os alunos ficam sabendo que depois de 2 anos com a professora eles iriam mudar de professor. A principio eles protestam e é passado um trabalho para juntar todos os diários, e montar um livro, o "Escritores da Liberdade"


Depois de tanta luta , confrontos e guerras de alunos contra professoras , com a direção e coordenadores da escola daí veio a parte vencer . Olhando esta cena a sala de aula mais comportada ( Com mais vida ) os alunos com mais cooperações entre eles gesto de companherismo fley-play deu para perceber que tudo muda , só basta querer . A professora ficou orgulhosa e ter conseguido a mostrar os alunos que cada pessoa tem que despertar sua própria vontade de vencer é só ter fé que vão vencer e se realizar todos os seus objetivos na vida .


"Esse filme foi baseado em fatos verídico e o livroDiario dos Escritores da Liberdade foi Realmente Publicado."

terça-feira, 8 de junho de 2010

corpo,corporeidade


A palavra corpo é uma das mais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo.

Platão definiu o homem composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentalmente na cisão entre dois mundos: o inteligível da alma e o sensível do corpo. O pensamento platônico é essencial para a compreensão de toda uma linhagem filosófica que valoriza o mundo inteligível em detrimento do sensível. A alma é detentora da sabedoria e o corpo é a prisão quando a alma é dominada por ele, quando é incapaz de regrar os desejos e as tendências do mundo sensível.

Definir o que é o corpo é preciso primeiro entender a complexidade que envolve todo o seu universo, e identificar quais são as suas dimensões e como ele funciona.
O mundo ocidental sofre a tempos com o paradigma de que o corpo físico esta separado do mundo das idéias e dos sentimentos. No seculo XVII Descartes filosofo e matemático frances afirma que o ser humano era dividido em um corpo físico (objetivo e aberto a ciência), e a alma (o mundo espiritual e sentimental)

corporeidade se apresenta como proposta para a superação de um sistema mecanicista fragmentadora que impera desde os principios do desenvolvimento do ser humano. O movimento nesse sentido passa a ser refletido numa visão que considera a mente (inteligível) e o corpo (sensível) como dimensões indissociáveis, constituindo a unidade que é o ser humano.


Segundo Merleau-Ponty, quando o ser humano se depara com algo que se apresenta diante de sua consciência, ele analisa esse objeto em sua total sua forma, a partir de sua consciência perceptiva. Após perceber o objeto, este entra em sua consciência e passa a ser um fenômeno
corporeidade se apresenta como proposta para a superação de um sistema mecanicista fragmentadora que impera desde os principios do desenvolvimento do ser humano. O movimento nesse sentido passa a ser refletido numa visão que considera a mente (inteligível) e o corpo (sensível) como dimensões indissociáveis, constituindo a unidade que é o ser humano.


compreendermos o corpo como um todo, primeiro precisaremos entender o Pensamento Complexo de Edgar Morin, antropólogo, sociólogo e filósofo francês, autor de diversos livros, entre eles: O Método, Introdução ao Pensamento Complexo, Ciência com Consciência, e que também é considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos da complexidade.

O Operador Dialógico envolve o relacionar coisas que aparentemente estão separadas: Exemplos:
Razão e Emoção
Sensível e Inteligível
O Real e o Imaginário
A Razão e os Mitos
A Ciência e a Arte
Trata-se da não existência de uma síntese. Tudo isto consiste o chamado dialogizar.

Totalidade: Não dissociar a parte do todo. O todo está na parte assim como a parte está no todo.

O pensamento complexo afirma também que, somos complexos. Isto porque fazemos parte de uma longa ordem biológica e porque somos produtores de cultura. Logo, somos 100% natureza e 100% cultura. O conhecimento complexo não está limitado à ciência, pois há na literatura, na poesia, nas artes, um profundo conhecimento.
Temos também que ter conhecimento sobre o Anel Tetralógico ou Tetragrama Organizacional formulado por Morin que repensa a vida como uma uni-diversidade circular e espiral.
Ordem;
-Desordem;
-Interação;
-(re) Organização

O desequilíbrio/problema é fundamental para que aconteçam novas aprendizagens. A desordem é um processo natural qua acompanha a vida. A ordem e a desordem se co-produzem. As relações que permitem as aprendizagen, seguem um principio de expanção e recolhimento indicando a necessidade de sai e entrar na “casa” (Conhecer a, conhecer-se, conhecer o outro, conhecer o que nasce a partir dessas relações.), somos seres que amparamos nossa aprendizagem nos processos sensório-perceptivos. Captamos estímulos atraves dos sentidos.


A Corporeidade, assim é algo que se realiza através da relação entre o mundo interior e exterior (auto-eco-organização). Uma Situação Problema, quando bem colocada gera um estado de desequilíbrio possitiva que se desdobrara em respostas que estimulam o processo de assimilação e acomodação, como bem fundamentou Piaget, Vivenciar uma situação problema envolve aspectos físicos, emocionais-afetivos, cognitivos sociais, e não apenas cognitivo, como se tem enfatizando nas interpretações do pensamento piagetiano para a educação.

A desordem integra o universo físico, o universo da vida e o universo antropossocial. A experiência intencional da desorganização e do caos é capaz de ampliar nossa percepção e “quebrar” nossos padrões mentais (crenças), nossa racionalidade, como também penetrar em camadas mais profundas do inconsciente.


O ciclo do anel tetralógico envolve desordem/caos, ordem, organização e desorganização, e cada finalização de um ciclo pode-se alcançar uma nova ordem e um novo patamar de compreensão, em relação a alguma questão.


Assim podemos entender o corpo, como uma unidade complexa, costitudida de Dimesões Física, Emocionais, Mentais e Histórico-Sócio-Cultural que se relaciona com o mundo através de um complexo sistema que é a Sociedade. Todas essas dimensões de Auto-Completam e são Indisociadas, uma fazendo parte da outra, sua compreensão nos faz perceber algo que estava enraizado em nossa essência e eleva o ser humano a um metodo mais complexo de estudo...

Referências:

MORIN – Introdução ao pensamento complexo
PRIOGOGINE – O fim das certezas
JOÃO & BRITTO – pensando a corporeidade em uma educação física a luz do pensamento complexo
FREIRE – De corpo e Alma

segunda-feira, 7 de junho de 2010

SKATE e SURF...










skate (pronuncia-se skêit)É um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (ingl. deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater.

O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois. Eles queriam criar um surfe no asfalto entao criaram o skate.
Em 1973, o norte-americano Frank Naswortly inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 2,5 kg.
Nome importante de skatista brasileiro Lincoln Ueda. Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate realizando manobras do surf sobre ele.
Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade freestyle foi Rodney Mullen. Mullen desenvolveu várias manobras como flip, heelflip, hardflip, kickflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc.
Partes do skate
Shape,mesa,Trucks,Amortecedores,rodas,Parafusos,lixa...


O surfe ou surf (do inglês surf) é um prática desportiva marítimo, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas desportos radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, denominada prancha de surfe, à medida que esta onda se desloca em direção à praia.
Não se sabe exatamente em que momento se deu a origem do surfe, sabe-se porém que esta prática de deslizar sobre as ondas há muito tempo já era praticada pelos povos polinésios, eles que povoaram praticamente todas as ilhas do oceano pacífico, além do litoral pacífico das américas. Os primeiros relatos do surfe dizem que este foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahíto. Outros relatos dão conta de que muito antes dos havaianos, antigos povos peruanos já se utilizavam de uma espécie de canoa, confeccionada de junco, para deslizar sobre as ondas.
O primeiro relato concreto da existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação. Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas, as pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários que acreditava-se que ao fábricar sua própria prancha se transmitia todas as energias positivas nela e ao praticar o "esporte" se libertava das energias negativas, porem os primeiros praticantes desse esporte acreditavam que sua pratica seria na verdade um culto ao espírito do mar em sua cultura original.
No Brasil, as primeiras pranchas, então chamadas de "tábuas havaianas", chegaram pelas mãos de turistas e funcionários de companhias aéreas. Sabe-se que, no Brasil, o esporte foi desenvolvido e começado em Santos, [1][2] com nomes como Thomas Rittscher Júnior, Margot Rittscher, Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers.[3] Gonçalves era filho de um exportador de café bem-sucedido, que lhe trouxe dos E.U.A. uma revista chamada Popular Mechanic. Um dos artigos ensinava como fazer uma prancha. Foi o que Osmar fez com a ajuda dos amigos João Roberto Suplicy Haffers e Júlio Putz entre Dezembro de 1938 e Janeiro de 1939. A prancha tinha 3,60 metros e pesava oitenta kg

Educação fìsica...



A Educação Fisica é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano pois é de suma importância sua atuação no contexto psicosocial, no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos...

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

CHINA - Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.

ÍNDIA - No começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda, atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento).
O Yoga, tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro "Yajur Veda" que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar.

JAPÃO - A história do desenvolvimento das civilizações sempre esbarra na importância dada à Educação Física, quase sempre ligados aos fundamentos médicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilização japonesa também tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais: os samurais.

EGITO - Dentre os costumes egípcios estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.
A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.

GRÉCIA - Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música.

IDADE MÉDIA - A queda do império romano também foi muito negativo para a Educação Física, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda a Idade Média.

ILUMINISMO - O movimento contra o abuso do poder no campo social chamado de iluminismo surgido na Inglaterra no século XVII deu origem a novas idéias. Como destaque dessa época os alfarrábios apontam: Jean-Jaques Rousseau (1712-1778) e Johann Pestalozzi (1746-1827). Rousseau propôs a Educação Física como necessária à educação infantil.


EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Os índios - No Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atraz da caça, lançar, e o arco e flecha. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.
Os negros e a capoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas. O nome capoeira veio do mato onde entrincheiravam-se para treinar.
"Um estranho jogo de corpo dos escravos desferindo coices e marradas, como se fossem verdadeiros animais indomáveis". São algumas das citações de capitães-do-mato e comandantes de expedições descritas nos poucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosa mandou queimar tudo relacionado à escravidão.
Brasil Império - Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias de secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.
Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física.
As políticas públicas - Até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.
Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.
Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.
Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance.
A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo...


Autor: Prof.Luiz Carlos de Moraes

sexta-feira, 4 de junho de 2010

GINÀSTICA


ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A prática só voltou a ser retomada - com ênfase desportiva e militar - no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força - e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida.

A ginástica é a ciência racional de nossos movimentos, de suas relações com nossos sentidos, inteligência, sentimentos e costumes, e o completo desenvolvimento.É a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim prático.

surgimento e evolução:

Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Mais tarde, na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo e na arte de atirar com o arco, além de figurar nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral.


O exercício tanto torna o homem saudável como sábio e justo (...) quanto maior sua atividade física, maior sua aprendizagem

EXISTE VARIOS TIPO DE GINASTICA...

Ginástica acrobática:é, em comparação a ginástica artística e rítmica, uma nova modalidade que atende pela sigla FIG - e tem como principais características a execução de exercícios que exigem força, agilidade e equilíbrio.

Ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.

ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica,[1] é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc

Ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou Ginástica Rítmica Desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de ballet e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontra competições individuais ou em conjunto. Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75, para as provas individuais, e 150 segundos, para as provas coletivas.

Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos em um trampolim. Enquanto modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.

inástica Cerebral nasceu da necessidade de se manter o cérebro constantemente em exercício.

Sua importância deve-se ao fato de que para que todo o trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, seja fundamental que o cérebro esteja com todas as suas sinapses devidamente desimpedidas, ativas, em forma e aptas a serem utilizadas. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões, com maior precisão, eficácia e agilidad

Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho (donde o qualificativo laboral), com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um especialista no assunto ou por alguém (do grupo) por esse especialista treinado (que pode ser um fisioterapeuta ou educador físico).

idroginástica é um exercício aeróbico feito nas águas. A Hidroginástica melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de queimar muitas calorias - em média 400 Calorias em 1 hora.

lazer



MEU MOMENTO LAZER (LUDICO)


Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais...

(Dumazedier, 1976, apud Oleias)

VENDO ASSIM O LAZER PODE TAMBEM DEFINIR COMO UMA FORMA DE VOCÊ ULTILIZA SEU TEMPO DEDICANDO-SE A UMA ATIVIDADE QUE VOÇÊ GOSTE DE FAZER.
O QUE NAO SIGNIFICA QUE SEJA SEMPRE UMA MESMA ATIVIDADE.

Tipos de Lazer



* Lazer Noturno: se trata de todo o lazer associado a noite e atividades em que elas se desenrolam, bares, discotecas, e outros lugares em que a música e a bebida são os pilares centrais.
* Lazer espetáculo: todo lazer relacionado com os espetáculos, entre os que podemos distinguir os culturais (teatro, ópera, cinema) e os desportivos.
* Lazer esportivo: se refere a prática de algum esporte.
* Lazer alternativo: o lazer alternativo tem duas vertentes, uma que se refere ao lazer alternativo noturno, que na maioria dos casos é dirigido a jovens desde los ayuntamientos o los gobiernos provinciales, para proporcionar una alternativa más sana a sus salidas nocturnas. Enquanto que um novo ramo do lazer alternativo, se refere a um tipo de lazer não convencional, no esportivo e no de espetáculo na que o participante é ator principal de seu lazer. Este tipo de lazer também é conhecido como lazer experiencial.

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

* Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
* Lazer passivo: Lazer em que o participante é únicamente receptor de estímulos

AH TODO MOMENTO QUE VC ESTA FAZENDO ALGO QUE GOSTA, NAO IMPORTA O QUE, MAIS QUE SEJA ALGO POR LIVRE VONTADE SEM HORA DETERMINADA ,SEM COBRAÇA DE ALGO,ISSO JÀ É UM LAZER.


( lazer tem que ter ingualdade entre as pessoas )



* Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
* Lazer passivo: Lazer em que o participante é únicamente receptor de estímulos

APRENDEMOS MUITAS COISA COM O LAZER...
* Aprender a conhecer e a pensar
* Aprender a fazer
* Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros
* Aprender a ser

Quando falamos de lazer, nao é so um lazer esportivo,brincar,jogar bola em fim mais fazer aquilo que vc gosta sem tempo determinado ,e sem ter a cobrança obrigaçao .O lazer tem varias forma que seja ler um livro,limpa uma casa ,jogar video game... em fim des que vc gosta de esta fazendo e seja prazeroso no momento de lazer.

citaçôes

CAMARGO, Luis Otávio de Lima.

Huizinga.

DANÇA...



A história da dança ciênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

A dança como um contínuo da Educação Física, expressão da corporeidade e considerando o movimento um meio para se visualizar a corporeidade dos nossos alunos, a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento humano e, através de diversificações e complexidades, o professor possa contribuir para a formação de estruturas corporais mais complexas. O educador físico se utiliza da dança mas no aspecto biológico que é sua área de atuação.


Classificação e gêneros


Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.

* Quanto ao modo de dançar:
o dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado);
o dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc);
o dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado).

* Quanto a origem:
o dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc);
o dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
o dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
o dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).

* Quanto a finalidade:
o dança erótica (ex.: can can, striptease, pole dancing);
o dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado);
o dança social (ex.: dança de salão, axé);
o dança religiosa/dança profética (ex.: dança sufi)



DANÇA REPRESENTA...

FORMA DE EXPRESSÂO
CULTURA
ARTE
FORMAS RITIMADOS
UNIVERSAL
AUTO RENDIMENTO -TECNICA
MOVIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
EXPRESSÂO CORPORAL

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jogos Cooperativo..........

OS jogos cooperativos nasceram milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se reuniam para celebrar a vida em volta de uma fogueira.
Na educação fisica o esporte aparece com maior amplitude, levando em consideração que o esporte é competitivo; Segundo Soler, 2006, A educação fisca tem uma relação muito forte com a competição por causa do esporte ,já os jogos são um dos elementos mais utilizados, porem se ministrado de uma forma competitiva ele pode acabar excluindo alunos.Quando aplicados a partir do cooperativismo são um escape dessa realidade assim nos desvencilhando da competitividade do mundo em que vivemos.
"A sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição o único caminho"
O uso de jogos cooperativos na pratica pedagogica, possui beneficios coletivos, e individuais; Para o coletivo trabalha o grupo, assim expandindo relações amistosas levando à relfexão ,e rompendo os muros das escolas levando a uma mudança social, intervindo na realidade, fora do ambito escolar.
Como tambem trabalha no individual de cada aluno, sua inclusão ao grupo, o prazer de fazer parte de um grupo auto-estima, confiança, respeito mútuo comunicação, entusiasmo, e suas relações sociais e participação mais efetiva.
"Os jogos cooperativos são formas de compatilhar, e unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos ,tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso .Eles reforçam a confiança pessoal e intrapessoal ,uma vez que ganhar e perder são apenas referencias do aperfeiçoamento de todos". cooperativos.
Os jogos cooperativos são dinamicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possivel e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios experiências cooperativas.(Barreto apund Soler, 2003 pg,
Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como ,a ajuda mutua, integração ,inclusão respeito ao companheiro,visão do grupo como um todo visando a valorização do coletivo.
Os jogos cooperativos são dinamicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possivel e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios experiências cooperativas.(Barreto apund Soler, 2003 pg, 21
Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como ,a ajuda mutua, integração ,inclusão respeito ao companheiro,visão do grupo como um todo visando a valorização do coletivo.

O termo fair-play se faz presente nos jogos cooperativos .
Fair-play significa jogo limpo,a busca da ética e moralno desporto. O cooperativismo é uma forma de jogo limpo, pois não há a necessidade de trapacear, todos estão juntos buscando o mesmo objetivo a integração,interação ,inclusão e diversão.
Vloet ,(2006) entende fair-play como, não apenas uma pratica desportiva com honestidade como tambem valores como saúde e a integração social.Contudo a maior finalidade do fair-play não é o desporto como instrumento para promoção de valores ,mas antes alcançar uma pratica desportiva moderadamente sã.
Segue abaixo as tabelas de Brotto sobre as situações que caracterizam a omissão , competição e cooperação e que servem como analise das atividades...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Esporte e Jogo...




JOGO: é toda e qualquer competição em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato, ou seja, as regras podem ser criadas pelos proprios participantes dependendo do local, região, cidade, etc, o jogo também utiliza-se do ludico, onde trabalho com prazer as proprias vontades de quem pratica.
ESPORTE: pode ser considerado como um jogo onde as regras, são estabelecidas por organizações, federações, e têem que serem cumpridas em qualquer lugar onde for realizado ou praticados, e não necessariamente tem que promover prazer aos participantes, pois o esporte normalmente é ligado a competição e não ao ludico.

Museu do futebol


Museu do Futebol podemos observar varios fatos abordadas como um jogo e regras . Onde existem regras rígidas, como as restrições a comer, fumar, maquina fotografia ou filmadora, podemos observar também um "tempo definido" na estrutura do museu, onde se segue um circuito pelas dependências, existe uma ordem a ser seguida pelas salas. O museu do futebol apresenta uma ordem cronológica do futebol e de como ele vem interferindo na sociedade ao decorrer do tempo.
Quando entramos a pôsteres, artigos de todas as épocas preenchem todos os espaços das paredes, com as bolas de todas copas nos mostram a evolução tecnológica , criação e desenvolvimento dos artigos esportivos, os materiais, as costuras, os uniformes, nos fazem relacionar a importância do esporte na sociedade. . .Fala de uma pessoa conhecida que é "Rei" Pelé recepciona os visitantes em vários idiomas diferentes, para muitos apenas Boas Vindas, mais sua imagem se torna muito importante do esporte, o esporte e as artes tem esse poder de transformar a pessoa comum em um "MITO
A via tambem retrata os ídolos nacionais, tanto do esporte, da mídia, política e sociedade e de como eles .
chegamos a uma sala do "futebol jogo", onde podemos identificar elementos do lúdico explicito e implicito definidos por Huizinga, nela podemos jogar uma partida de pebolim e ver também que se usada a imaginação qualquer pode ser utilizada para jogar futebol ou qualquer coisa, bolinha de papel, etc., tudo pode servir como bola na hora da brincadeira ...
Bom eu escrevi aterfatos que eu visualizei no museu do futebol..

sexta-feira, 9 de abril de 2010

ESGRIMA ...




É uma das mais antigas lutas e a que atualmente se revolucionou por ser a que mais se utiliza da tecnologia.


"Existem vestígios de que as lutas com espadas existem desde 1170 a.C. e que desde essa época, na antiga Roma, havia escolas que formavam especialistas para o combate com armas brancas" (RIBEIRO & CAMPOS, 2007).

A esgrima faz parte dos Jogos Olímpicos da Era Moderna desde o seu início, em 1896 e foi introduzida no Brasil no período imperial, com a intervenção de D. Pedro II.

Combate esportivo
Os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.

História
Existem relatos da prática da esgrima ja no século XVI em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte.
Na França durante os séculos XVII e XVIII haviam competições de lutas com a utilização de sabres e espadas.
No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas.
A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.

Regras (armas, pontos e equipamentos)
São utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre.
A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta.


O esgrimista marca pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete.
A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário.
O sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.

Cada vez que o competidor toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o atleta que somar mais pontos.

No florete e no sabre, existe o chamado "direito de passagem" ou "frase d'arma". Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d'armas, em caso de toque simultâneo, ambos os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor.


Nas competições, na etapa classificatória são necessários cinco toques ou três minutos para se vencer. Na etapa eliminatória são precisos quinze toques ou nove minutos. Essas normas podem ser flexíveis dependendo do nível territorial da competição e do órgão responsável


Os lutadores usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica ou acrilica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens e as mulheres usam também protetores para os seios.


As roupas utilizadas na esgrima geralmente são brancas, pois quando não havia a possibilidade de praticar a esgrima com fios elétricos, os esgrimistas tinham que molhar com tinta colorida a ponta de suas espadas para o combate. Atualmente, a Federação Internacional de Esgrima permite o uso de outras cores além da branca, já que a tecnologia fez com que esse detalhe perdesse a importância.


Quando não existiam sensores eletrônicos para marcar os golpes e os pontos, o esgrimista gritava touché! (toquei!) para dizer que tinham acertado o adversário.

Pista (local dos combates)
A pista possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o atleta atacado não pode entrar.


Competições de Esgrima
- A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres.
- Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).


Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.

Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga...




Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga
INTRODUÇÃO

O que seria do teatro e da filosofia sem a contribuição da civilização grega?

A Grécia Antiga deixou para toda humanidade, principalmente para o mundo ocidental, um dos mais expressivos legados culturais da história, com destaque para filosofia e dramaturgia, pois essas manifestações não eram conhecidas entre as civilizações que antecederam os gregos na história.
A história das civilizações inicia-se por volta do quarto milênio a C. no Oriente Médio com as sociedades hidráulicas nos vales do Tigre e Eufrates, estendendo-se pelo Oriente Próximo, Egito, Índia e China. Culturalmente esses povos conheciam a pintura, escultura, literatura, música e arquitetura, mas não conheciam o teatro nem a filosofia. Essas manifestações nascem apenas com os gregos.
Outro aspecto que se desenvolve somente com os gregos é o esporte. Até então, os exercícios executados pelo homem eram involuntários, em busca da caça para sobrevivência.
O lema do atletismo "mais rápido, mais alto e mais forte" ("citius, altius e fortius"), representado pela trilogia correr, pular e arremessar, foi criado pelo padre Dére Didon em 1896, mas surgiu bem anteriormente, por volta de 776 a C. entre os jovens e soldados gregos, para desenvolver as habilidades físicas e criar competições. Os gregos iniciaram o culto ao corpo e em homenagem ao deus supremo inauguraram os Jogos Olímpicos. Para os gregos cada idade tinha a sua própria beleza e a juventude tinha a posse de um corpo capaz de resistir a todas as formas de competição, seja na pista de corridas ou na força física. A estética, o físico e o intelecto faziam parte de sua busca para perfeição, sendo que um belo corpo era tão importante quanto uma mente brilhante.

Apesar de falarem a mesma língua e de terem unidade cultural, os gregos antigos não tinham unidade política, encontrando-se divididos em 160 cidades-estado, ou seja, cidades com governos soberanos, que a cada quatro anos se reuniam num festival religioso na cidade de Olímpia, deixando de lado suas divergências.


ORIGEM DOS JOGOS

Os antigos gregos não tinham fim de semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, exceto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos esportivos, onde destacavam-se os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helênicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais festivais eram o Pítico, O Ístmico e o Nemeu.
Sediado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (deus supremo da mitologia grega), o festival Olímpico era muito antigo, mas foi a partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) passou a ser feito um registro ininterrupto dos vencedores. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registrou-se assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros. Alguns historiadores contudo, acreditam que as primeiras olimpíadas tenham sido bem anteriores ao feito do cozinheiro-atleta
Apesar de inicialmente possuírem um caráter apenas local, já no final do século VIII a C. os jogos passaram a contar com participantes de todas as partes da região grega do Peloponeso. Eram realizados a cada quatro anos na cidade de Olímpia, durante o verão, época em que se iniciava a contagem da "Olimpíada", o período cronológico de quatro anos utilizado para datar eventos históricos.
AS MODALIDADES

Os primeiros jogos limitavam-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Em 724 a C. introduziu-se uma nova modalidade semelhante aos atuais 400 metros rasos. Em 708 a C., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto de distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao boxe). Os atletas do salto à distância carregavam pesos que os impulsionava para frente e que eram largados antes da aterrizagem. Dessa maneira eles acresciam mais de 30 cm em cada salto.
Em 680 a C. foi incluída a corrida de carros. Com formato arredondado na frente e abertos atrás, os veículos corriam sobre rodas baixas, sendo puxados por dois ou quatro cavalos alinhados horizontalmente. Outras competições com animais foram incluídas, como uma corrida de cavalos montados e outra de charretes puxadas a mulas. Em 600 a C., foi erguido o templo de Hera (esposa de Zeus), onde passaram a ser depositadas coroas de louros para os campeões. O estádio ganhou tribunas de honra e a cidade um reservatório de água. Existiam também hotéis para as pessoas importantes, sendo que o mais conhecido da época foi construído ao redor de uma elegante fonte, onde no final se formava uma espécie de nações unidas entre as cidades-estado gregas.
Até 472 a C. as provas eram realizadas num único dia, sendo que apenas os cidadãos livres poderiam competir, além da participação feminina ser proibida.

Originalmente os atletas competiam nus e as mulheres eram excluídas dos jogos. Certa ocasião, uma mulher decidida a ver seu filho competir, disfarçou-se de treinador. No término da competição com a vitória do filho, a mulher pulou a cerca entusiasmada e tudo foi descoberto. A partir desse dia até aos treinadores foi exigida a nudez.
Os atletas que infringiam as regras estabelecidas, eram multados rigorosamente, sendo que da receita das multas eram erigidas estátuas de bronze a Zeus. Os vencedores recebiam uma palma ou coroa de oliveira, além de outras recompensas de sua cidade, para a qual a vitória representava grande glória. De volta à terra natal eram triunfalmente acolhidos, podendo inclusive, receber alimentação gratuita pelo resto de suas vidas. A homenagem podia consistir até na ereção de uma estátua do vencedor, além de poemas que poderiam ser escritos por Píndaro, poeta lírico que produziu diversas obras, destacando-se hinos em louvor às vitórias de atletas gregos.
É interessante observar que já naquela época existiam torcidas com lugares definidos nos estádios. Há alguns anos, uma expedição de arqueólogos europeus e norte-americanos encontrou em Neméia, evidências de grandes concentrações de moedas de Argos bem atrás do lugar onde ficavam os juízes. Como os jogos de Neméia eram controlados por Argos, a torcida escolhia esse local do estádio, para forçar que as decisões dos juízes fossem favoráveis a Argos.
O caráter festivo dos jogos foi alterado a partir da segunda metade do século V a C., quando a rivalidade entre as cidades, principalmente entre Esparta e Atenas, resultou numa guerra civil conhecida na história como Guerra do Peloponeso. Originalmente sem unidade, o mundo grego estava mais do que nunca esfacelado e enfraquecido, abrindo caminho para o domínio macedônio e dois séculos após para o imperialismo romano.
Durante o Império Romano, as modalidades de combate foram mais valorizadas e apesar da sobrevida, os Jogos Olímpicos acabaram juntamente com a antiga cultura grega, tendo sido banidos em 393 pelo imperador cristão Teodósio, possivelmente por suas práticas pagãs.

UMA OCASIÃO RELIGIOSA

Caso as cidades gregas estivessem envolvidas em guerras durante a realização dos jogos, proclamava-se uma trégua sagrada (ekekheiria), que concedia uma espécie de salvo-conduto aos viajantes a caminho de Olímpia. Na verdade, esses viajantes não iam à Olímpia apenas para os jogos. Iam para o festival religioso, para conversar com outras pessoas vindas de Argos, Esparta, Atenas, Tebas ou outras cidades. Nessa ocasião, poetas e oradores aproveitavam-se do grande afluxo de pessoas para tornarem-se mais conhecidos através da declamação de suas obras. Outros ainda aproveitavam o momento, para diversificar seus negócios, realizados numa grande feira. Pode-se fazer uma idéia aproximada do número de pessoas presentes no festival, considerando o fato de o estádio de Olímpia comportar 40 mil pessoas sentadas.
Na entrada de Olímpia estava o ginásio, onde os atletas podiam treinar. Mente e corpo estavam juntos no ginásio, que era o lugar para conversação e para o aprendizado, tanto como para o exercício e a luta romana.
Apesar do espírito de competição, não podemos nos esquecer que o Festival Olímpico era antes de tudo uma ocasião religiosa, onde o centro de tudo era o grande templo de Zeus. Mais de cem bois eram sacrificados no altar em frente ao templo e seu interior era dominado por uma estátua do deus coberta de ouro. Em frente a ela cada atleta tinha que fazer um sacrifício e orar antes do começo. Existia um comitê organizador que decidia se a moral do atleta lhe dava o direito de competir.

NA ERA MODERNA: "O IMPORTANTE É COMPETIR".

Após o banimento no final do século IV, os jogos foram reeditados em 1896 na cidade de Atenas, por iniciativa do educador francês Pierre de Frédy, o barão de Coubertin (1863-1937). Fascinado pelo comportamento dos gregos no passado, Coubertain convocou em 1894, uma reunião com delegados de 9 países, expondo seu plano de reviver os torneios que tinham sido interrompidos há 15 séculos.



As delegações desfilando em Atenas na primeira olimpíada da era moderna



Nessa primeira Olimpíada da era moderna o atletismo destacou-se como principal esporte, sendo realizadas 12 provas, entre corridas, saltos e arremessos. Nessa época começam a surgir os ídolos, como o grego Spyridon Louis. Considerado o primeiro ídolo de uma Olimpíada, Louis venceu a maratona acompanhado de seu cachorro Zeus, e a ele dedicou sua vitória após ser ovacionado e receber inclusive, uma inusitada proposta de casamento.

Os jogos modernos destacaram-se também pela participação feminina, sendo que a atleta canadense de salto em altura Ethel Catherwood, que em Amsterdã-1928 atingiu o recorde de 1m59, é considerada a primeira musa de uma Olimpíada. Em Munique-1972, foi a vez da ginasta russa Olga Korbut que com três ouros foi consagrada como "musa de Munique", recebendo privilégios e sendo assediada pelo público. Na olimpíada seguinte, em Montreal a ginasta romena Nádia Comaneci, com apenas 14 anos encantou o mundo, recebendo a primeira nota dez de ginástica na história das Olimpíadas, conquistando sozinha para seu país um total de cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.

O ideal olímpico representado pela velha máxima "O importante não é vencer, é participar", foi defendido pela primeira vez em 1908 pelo bispo da Pensilvânia, durante um sermão aos atletas que disputariam as Olimpíadas de Londres. A frase utilizada posteriormente pelo barão de Coubertain, a quem erroneamente é atribuída, não condiz com a realidade olímpica dos tempos modernos, onde o esporte é visto como "guerra" e cada vez mais são encontradas evidências de doping, como o caso do atleta canadense Bem Johnson que em Seul-1988 teve seu ouro e recorde nos 100 m. cassados pelo Comitê Olímpico Internacional.

Atualmente os jogos contam com mais de 6 mil competidores de cerca de 100 países que disputam mais de 20 modalidades. A tocha olímpica ainda brilha, talvez não com a mesma chama clara e intensa que inspirava seus primórdios há 2 mil e quinhentos anos atrás. Porém, ela ainda pode impulsionar o objetivo de que a cada quatro anos as nações do mundo deveriam esquecer suas diferenças para se unirem em amizade e competição, como as cidades-estado da antiga Grécia.

sábado, 27 de março de 2010

Relatório
Aula do professor Davi.
-Aquecimento
-Corrida
-Alongamento
Começo de adaptação para entrar em uma pisina , existe varios fatores : Profundidade da pisina para obter mais segurança onde pratíca a localização e o espaço .
Natação trabalha respiração , conforme vai se exercitando alguns fatores como :
Flútuação , relaxamento e Trabalho membros ( MMSS e MMII ).
Deslize : ficar na borda da pisina para pegar empulso para obter mais Velocidade , Força para entrar em apineia , tambem tem que ter noção do espaço e da localização da pisina
Recriação : é uma brincadeira que trabalha o nado , flútuação e respiração que tenha o processo da natação .Assim como uma recriação tem um grande fortalecimento muscular entre os dois membros " S e I ".
Existem varias brincadeiras de recriação Uma delas se chama :
Pegador de Rabo na Piscina : Os alunos devem estar afastados uns dos outros e ao sinal devem tentar tomar para si o rabinho dos outros. O participante que perder o seu tem ainda direito de tentar pegar o do outro para que a brincadeira não tome muito tempo.Quem ficar por último com o rabinho será o campeão. Geralmente faço esta brincadeira por 3 rodadas pois as alunas adoram independente da faixa etária.Caso tenha bastante tempo , o professor pode acrescentar a regra de que aquele que pegar o do outro e se tiver perdido o seu , pode recolocar o rabinho que "roubou".

Pode-se também contar pontos: Quem roubar mais rabinhos vence o jogo.
Observação: Esta brincadeira é muito boa para descontração em dias monótonos de aula e no Deep Water é capaz de elevar muito a frequência cardíaca das alunas, sendo um trabalho adicional em condicionamento . Mas evite fazer a mesma brincadeira no mesmo mês. Pode cair na monotonia
Péga e Joga : Objetivo: é que cada um tente mandar o maior número de bolas possível para o outro campo em determinado tempo, ex: 2 minutos.
Parte Prática:
Delimitar o campo dentro da piscina. Dividir dois ou até mesmo quatro (mais difícil brincar) times. Distribuir as bolas para cada time.
Os alunos devem ao sinal começar a lançar as bolas uma a uma (proibido jogar duas de uma vez) para o outro campo.Quando o tempo terminar, o professor apita e conta o número de bolas de cada campo. Quem tiver menos bolas ganha o jogo.
Pode-se determinar tempos mais curtos mas com finalidade de queda como: ganha quem fizer 10 vitórias primeiro. Ou como somatória de perdas de pontos somando as bolas que o time tem em cada jogo que perder (mais trabalhoso).
Advertir aos alunos do perigo de jogar a bola no rosto ou com excesso de força em direção ao campo adversário.
Observação: Esta brincadeira é muito animada e trabalha muito intensamente o deslocamento tanto no Deep Water como no Hidro Shallow é capaz de elevar muito a frequência cardíaca das alunas, sendo um trabalho adicional em condicionamento e resistência de força . Mas evite prolongar demasiado por ser muito intensa. Esperamos também por sua brincadeira ok?

Roller Derby

Roller Derby é um esporte que surgiu nos Estados Unidos por volta de 1930, imagine um jogo de hockey, mas substitua o gelo por uma pista de patinação. Troque as largas camisetas por meias finas e camisetas regata e esqueça os nomes comuns para ficar com pseudônimos como Tanya Hyde e Demi Gore. Você terá uma idéia razoável do que é o roller derby feminino. A pontuação é completamente diferente, mas os dois esportes são brutos, barulhentos e às vezes interrompidos com brigas entre os jogadores.
Ao contrário dos jogadores profissionais de hockey, grande parte das participantes do roller derby não são remuneradas. Na verdade, a maioria gasta dinheiro no esporte. Elas compram seu próprio equipamento e pagam mensalidade para sustentar suas ligas. As equipes geralmente treinam várias vezes por semana e as lesões são comuns.

NATAÇAO NA 3° IDADE


Natação é uma atividade eficiente que trabalha toda a musculatura e o condicionamento físico.As pessoas da terceira idade têm algumas dificuldades físicas, mas têm também seus hábitos e seus assuntos em comum. idoso; limites dessas pessoas e adequar as aulas às capacidades físicas do grupo e também a linguagem e o tratamento que ele para incentivar essas pessoas a participarem das atividades, ela lança mão de muito afeto, carinho, atividades lúdicas e festas.se requerem.
As atividades mais recomendadas por médicos para essa faixa etária são os exercícios na água: a hidroginástica e a natação.
A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose, porque na água são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto, o que pode ocasionar fraturas. Outros exercícios com carga, como a musculação, também são procurados como prevenção às doenças, além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea.
OBJETIVOS ALMEJADOS...
Geralmente relacionados:
Ao aumento da autonomia e sensação de bem-estar
Aumento da força muscular
Manutenção ou desenvolvimento da flexibilidade, coordenação e equilíbrio
Incentivo ao contato social e o prazer pela vida
Controle de peso e nutricional
Promoção do relaxamento
Diminuição da ansiedade, insônia e depressão
CIÊNCIA

A ciência tem de envolver mais do que a mera catalogação de factos e do que a descoberta, através da tentativa e erro, de maneiras de proceder que funcionam. O que é crucial na verdadeira ciência é o facto de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenómenos naturais.

Apesar de que concordar completamente que devemos respeitar a visão do mundo de povos indígenas.

O sistema ptolemaico de epiciclos alcançou uma precisão razoável ao descrever o movimento dos corpos celestes, mas não havia qualquer teoria propriamente dita ao sistema. A mecânica newtoniana, pelo contrário, não apenas descrevia os movimentos dos planetas de modo mais simples, conectava o movimento da Lua com a queda da maçã. Isto é verdadeira ciência, pois revela coisas que não podemos saber de nenhuma outra maneira.

Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico, é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.

prncipais cientistas ...

Nicolau Copérnico...(1473 - 1543) foi astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cônego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar.

Leonardo da Vinci...(1452 - 1519) foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.

Galileu Galilei...(1564 - 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica, desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. a principal contribuição de Galileu foi para o método científico (empírico), pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

Sir Isaac Newton ...(1643 - 1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.

Charles Darwin ...(1809 - 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual.

Albert Einstein ....(1879 - 1955) foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o premio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinônimo de gênio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos 100 anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos científicos da física do século XX.